Archive for Julho, 2008

Aplicação demo em Delphi 7 de uso da DLL NFe_Util com cancelamento e inutilização

Domingo, Julho 20th, 2008

Uma nova aplicação em Delphi 7 para demonstrar o uso da DLL NFe_Util foi disponibilizada na área de donwload.

Além de agregar em único aplicativo Delphi 7 as funcionalidades necessárias para a emissão de NF-e, acreditamos que o aplicativo deva ser útil como uma aplicação cliente para a realização de testes e depuração das aplicações para aqueles que estão desenvolvendo a sua própria aplicação, pois possibilita o exame das mensagens XML que são aceitas pelos Web Services da NF-e. (more…)

Confirmado o adiamento do início da obrigatoriedade da NF-e

Segunda-feira, Julho 14th, 2008

Hoje tivemos a publicação do Protocolo ICMS 68/08 que trouxe diversas alterações no Protocolo ICMS 10/07, com a confirmação oficial do adiamento do início da obrigatoriedade da NF-e prevista para 01/09/2008.

Além do adiamento do início da obrigatoriedade, o Protocolo trouxe alterações relevantes para as pessoas que estão envolvidas de alguma forma com a NF-eletrônica. (more…)

Protocolo ICMS 68/08 - Adia o início da obrigatoriedade da NF-e prevista para 01/09/2008, amplia atividades sujeitas à obrigatorieade, etc.

Segunda-feira, Julho 14th, 2008

Protocolo ICMS 68/2008 - introduz as seguintes alterações no Protocolo ICMS 10/07 (obrigatoriedade de uso da NF-e):

  •  exclui a venda ambulante da obrigatoriedade de emissão de NF-e qualquer que seja o ramo de atividade;

II - nas operações realizadas fora do estabelecimento, relativas às saídas de mercadorias remetidas sem destinatário certo, desde que os documentos fiscais relativos à remessa e ao retorno sejam NF-e;

(more…)

Certificado Digital - PJ-múltiplo - Opção CEF

Quinta-feira, Julho 10th, 2008

O Projeto da NF-e adota certificado digital, padrão ICP/BR, para assinatura digital das mensagens e autenticação do Web Services.

Obter um certificado digital, padrão ICP/BR, válido é um desafio para os desenvolvedores e as empresas envolvidas, pois o e-CNPJ que é o certificado digital mais comum e mais acessível, já é utilizado no dia a dia das empresas e não pode ser emitido mais de uma vez.

O certificado digital PJ-Múltiplo é o mais indicado para a NF-e, mas existem poucas AC - Autoridades Certificadoras que emitem este tipo de certificado, valendo ressaltar o certificado PJ-Múltiplo foi batizado de certificado digital para a NF-e. (more…)

Validação de Schema XML - solução para WIN 32 (Delphi 5/6/7, VB 5/6, etc.)

Terça-feira, Julho 8th, 2008

Implementar a validação de Schema XML em ambiente WIN32 é díficil em razão da inexistência de suporte nativo no framework existente.

Acrescentamos a funcionalidade de validação de Schema XML na DLL NFe_Util. Cabe ressaltar que a DLL pode ser utilizada sem qualquer dificuldade por aplicações .NET. (more…)

Adiamento do início da obrigatoriedade da NF-e de 01/09/2008 ?

Quarta-feira, Julho 2nd, 2008

A próxima reunião do CONFAZ que será realizada na sexta-feira (04/07) em Palmas/TO pode resultar em um alívio para as pessoas envolvidas com a implementação da NF-e nas empresas que estão sujeitos a adoção da NF-e a partir de 01/09/2008. (more…)

Ato COTEPE 22/2008 - Especificação Técnica

Terça-feira, Julho 1st, 2008

Ato COTEPE 22/2008 - Aprova o Manual de Integração da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e - versão 2.02a.

Altera o Manual de Integração da Nota Fiscal Eletrônica – NF-e, que estabelece as especificações técnicas da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, do Documento Auxiliar da Nota Fiscal Eletrônica - DANFE e dos Pedidos de Concessão de Uso, Cancelamento, Inutilização e Consulta WebServices a Cadastro, a que se refere o Ajuste SINIEF 07/05 de 05 de outubro de 2005. (more…)