Archive for Junho, 2008

Nota Fiscal eletrônica - exemplos de arquivo XML

Terça-feira, Junho 17th, 2008

A Nota Fiscal eletrônica é um documento fiscal em forma eletrônica em padrão XML. A definição de conteúdo e forma de preenchimento estão previstos no respectivo leiaute e Schema XML.

O documento XML é um padrão pouco utilizado, sendo o principal desafio para o desenvolvedor de sistemas que nunca teve contato com o este padrão. (more…)

Web Services - exemplos de mensagens do PL_005a

Sábado, Junho 14th, 2008

O acesso aos serviços do projeto da NF-eletrônica nacional é realizado através de Web Services.

Para consumir os Web Services existentes, o interessado deve criar uma mensagem em formato XML que atenda o leiaute do serviço desejado conforme definido no Manual de Integração do Contribuinte. (more…)

Portaria CAT 82/08 - disciplina a transferência de créditos

Sexta-feira, Junho 6th, 2008

Portaria CAT 82/08 - Disciplina o procedimento de transferência de créditos do ICMS, utilizando-se da Nota Fiscal Eletrônica - NF-e, publicada em 06/06/2008, .

Esta Portaria  é interessante por dar os detalhes de preenchimento do arquivo da NF-e nos casos em que os contribuintes estão acostumados a não informar um item de produto, como é o caso da NF de transferência de crédito.

Web Services - Consumir WS da NF-e - solução para WIN 32 (Delphi 5/6/7, VB 5/6, etc.)

Terça-feira, Junho 3rd, 2008

Os Web Services da NF-e exigem a conexão SSL com autenticação mútua, o que significa que a aplicação cliente deve “atachar” o certificado digital na mensagem SOAP que envia ao Web Service. (more…)