Archive for the ‘Certificado Digital X509’ Category

Vencimento do Certificado Digital dos Web Services

Segunda-feira, Setembro 7th, 2009

Os certificados digitais do tipo A1 tem prazo de validade anual e o vencimento de certificados digitais é um fato corriqueiro que não deveria causar problemas, se renovados em tempo na mesma Autoridade Certificadora.No entanto tivemos diversos incidentes que envolveram a expiração do certificado digital dos WS nos últimos meses e alguns emissores foram pegos de surpresa  e tiveram dificuldades para emissão de NF-e. O caso mais grave ocorreu em uma UF que ficou com o certificado digital vencido por diversos dias impossibilitando o acesso ao WS. Este incidente não causou maiores prejuízos por ter ocorrido no ambiente de homologação. (more…)

Certificado digital dos Web Services da SEFAZ/GO vencem em 18/08/2009

Terça-feira, Agosto 18th, 2009

Os certificados digitais utilizados pela SEFAZ/GO em seus Web Services vencem na data de hoje (18/08/2009).

O certificado digital do ambiente de produção já foi substituído por um certificado digital emitido por um certificado digital com nova cadeia de certificados digitais que pode não existir no equipamento do emissor, causando problemas de conexão.

Recomendamos a instalação do certificado digital com a cadeia de certificados digitais da AC emissora do novo certificado.

Para instalar o certificado digital basta selecionar o arquivo pelo Explorer, clicar com o botão direito do mouse, selecionar a opção instalar e confirmar todas as opções.

SEFAZ/RS irá substituir os certificados digitais no dia 14/07/2009

Quinta-feira, Julho 9th, 2009

A SEFAZ/RS agendou a substituição dos certificados digitais de todos os seus Web Services para o dia 14/07/2009.

A medida também afeta os emissores localizados no AC, AL, AM, AP, MS, PB, RJ, RR, SC, SE e TO que são atendidos pela SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul (SVRS).

Assim, recomendamos a instalação da nova cadeia de certificados para todos os emissores localizados no AC, AL, AM, AP, MS, PB, RJ, RR, RS, SC, SE e TO.

A instalação pode ser realizada imediatamente e não interfere no funcionamento dos aplicativos, outras informações podem ser obtidas em na SEFAZ/RS.

*** A SEFAZ/RS antecipou a substituição do certificado digital no ambiente de homologação ***.

Falha na Conexão - Ambiente de Homologação - SEFAZ/SP - solucionado

Sexta-feira, Junho 19th, 2009

A SEFAZ/SP substituiu o certificado digital do seu ambiente de homologação na tarde de hoje, solucionando o problema de falha na conexão.

Como houve alteração do certificado digital da AC emissora do certificado digital, recomendamos a instalação do certificado digital da cadeia da AC Certisign Multipla G3.

Novo Certificado Digital de testes - associacao.pfx - validade Outubro/2010

Segunda-feira, Junho 15th, 2009

O certificado digital é um dos principais requisitos do Projeto NF-e, sendo um dos pré-requisios mais difíceis de cumprir para os novos usuários.

A SEFAZ/RS ofecere um certificado digital não autêntico no pacote do aplicativo AssinadorRS. Este certificado digital apesar de não servir para consumir os Web Services da NF-e é bastante útil para os novos usuários ter o contato inicial com um certificado digital do tipo A1 e serve para realizar a assinatura digital da NF-e.

O novo certificado digital da associacao distribuído com o AssinadorRS tem validade até oututro/2009.

 A senha do certificado digital é associacao

Falha na Conexão - Ambiente de Homologação - SEFAZ/SP

Segunda-feira, Junho 15th, 2009

O certificado digital utilizado nos Web Services do ambiente de homologação da SEFAZ/SP expirou no dia 12 pp.

Este incidente está prejudicando os usuários que estão realizando testes no ambiente de homologação, pois caso a aplicação esteja configurada para verificar a validade do certificado digital do WS não será possível estabelecer a relação de confiança para o canal seguro de SSL/TLS e a conexão será refutada.

Este problema só será resolvido com a substituição do certificado digital em questão pela SEFAZ/SP que deverá ocorrer nas próximas horas.

Para quem tem o controle do processo de autenticação é possível desabilitar ou ignorar a verificação da validade do certificado digital.

Uma outra solução paliativa é a alteração da data do equipamento local para uma data anterior à data de vencimento do certificado digital.

Certificado Digital tipo A3 - mal funcionamento

Segunda-feira, Agosto 4th, 2008

O certificado digital do tipo A3 nada mais é que um hardware, tal como uma placa de vídeo, som, modem, etc. e necessitam de drivers adequados para que funcionem corretamente no equipamento e em última instância com a plataforma de software do equipamento.

O uso de versão incompátivel do gerenciador de dispositivos pode provocar o mal funcionamento do dispositivo, como a falha no processo de assinatura digital que ocorre com alguns cetificados digitais tipo A3:

“The specified cryptographicservice provider (CSP) does not support this key algorithm”

ou

“O CSP (provedor de serviços de criptografia) especificado não oferece suporte a este algoritmo de chave.

(more…)