Archive for the ‘Tecnologia’ Category

NT 2010/002 - divulga no PL_006e.zip

Quinta-feira, Março 25th, 2010

Foi publicada da NT2010/002 que divulga um novo Pacote de Liberação de Schemas XML - PL006e.zip.O novo PL implementa um aperfeiçoamento na definição da tag dhCont (data e hora de início da contingência) para que sejam preenchidas com a data e hora no seguinte formato AAAA-MM-DDTHH:MM:SS.A atualização do Schema não é críticoa, não devendo interferir no processo de autorização de NF-e.

WS das UF - configuração das url no NFe_Util.dll (atualização 14/12/2009)

Segunda-feira, Dezembro 14th, 2009

O serviço de recepção de NF-e é oferecido por todas as unidades federadas, mas nem todas a UF mantêm serviço próprio de recepção de NF-e, caso em que utilizam os serviços de recepção de NF-e oferecidos pela SEFAZ Virtual do Ambiente Nacional - SVAN ou SEFAZ Virtual do Rio Grande do Sul - SVRS.Ter as url dos WS atualizado é um requisito básico para o bom funcionamento da aplicação  de emissão de NF-e. 
As alteração de url tem acontecido com uma certa freqüência e sempre que ocorre causam problemas para a as aplicação de emissão de NF-e, pois provocam erros inesperados na aplicação que estavam funcionando corretamente.

A relação dos WS menos desatulizada está disponível no Portal Nacional da NF-e: (more…)

Montagem do procNFe - nova funcionalidade

Segunda-feira, Novembro 16th, 2009

As vezes pode ocorrer algum problema no momento do envio do lote de NF-e e ficarmos sem o recibo de entrega do lote.

Nestes casos, não temos como recuperar o resultado do processamento do lote e o respectivo protocolo de autorização de uso.

Alguns usuários tentam o reenvio do lote, mas na maioria das vezes esta tentativa resulta em Rejeição por Duplicidade de NF-e.

Nesta situação, o procedimento mais adequado é manter a chave de acesso da NF-e inalterada e tentar a Consulta Situação Atual da NF-e (NfeConsulta Protocolo) e podemos ter os seguintes resultados da consulta:

a) Rejeição: NF-e inexistente - significando que o lote não foi recebido pelo Web Service ou  a NF-e foi rejeitada - neste caso devemos tentar o reenvio do lote para identificar o problema;

(more…)

Incompatibilidade de DLL .NET com WS da SEFAZ/MT - solucionado

Segunda-feira, Novembro 16th, 2009

O uso da DLL baseada em .NET  em ambiente Windows Vista para consumir os Web Services da SEFAZ/MT resultavam no seguinte erro:

“A conexão subjacente estava fechada: Erro inesperado em um envio” 

ou

“The underlying connection was closed: An unexpected error ocurred on a send.” 

Este problema impedia o uso da DLL em equipamentos com Windows Vista no MT causando um desconforto para os nosso usuários.

Mas finalmente identificamos que o problema era causado pela tentativa do .NET de estabelecer uma conexão TLS e não obter a resposta do Web Service da SEFAZ/MT, bastando forçar a conexão SSL para evitar o erro.

Download: NFe_Util_v1.6.zip  NFe_Util_v1.6.zip (270.4 KB, 9,420 downloads)

Download: CTe_Util_v0.4.zip  CTe_Util_v0.4.zip (332.8 KB, 3,154 downloads)

SEFAZ/MT substitui certificado digital do ambiente de produção

Quarta-feira, Outubro 7th, 2009

A SEFAZ/MT substituiu o certificado digital dos WS do ambiente de produção, sendo necessário instalar a nova cadeia de certificados digitais da AC Emissora.

Download: AC_CertiSign_Mutipla_G3.p7b  AC_CertiSign_Mutipla_G3.p7b (3.9 KB, 11,547 downloads)

Distribuição da NF-e para o Destinatário

Terça-feira, Setembro 15th, 2009

 

O projeto da NF-e prevê que o armazenamento e distribuição das NF-e deve ser realizada em uma estrutura XML que contenha a NF-e autorizada e o seu respectivo protocolo de autorização de uso.

Esta definição consta do item 10 do Manual de Integração do Contribuinte, mas muitos desenvolvedores não haviam notado este detalhe e estão com dificuldades para cumprir este requisito do projeto.

A estrutura do procNFe é bastante simples:

(more…)

Vencimento do Certificado Digital dos Web Services

Segunda-feira, Setembro 7th, 2009

Os certificados digitais do tipo A1 tem prazo de validade anual e o vencimento de certificados digitais é um fato corriqueiro que não deveria causar problemas, se renovados em tempo na mesma Autoridade Certificadora.No entanto tivemos diversos incidentes que envolveram a expiração do certificado digital dos WS nos últimos meses e alguns emissores foram pegos de surpresa  e tiveram dificuldades para emissão de NF-e. O caso mais grave ocorreu em uma UF que ficou com o certificado digital vencido por diversos dias impossibilitando o acesso ao WS. Este incidente não causou maiores prejuízos por ter ocorrido no ambiente de homologação. (more…)