Certificado Digital - PJ-múltiplo - Opção CEF
O Projeto da NF-e adota certificado digital, padrão ICP/BR, para assinatura digital das mensagens e autenticação do Web Services.
Obter um certificado digital, padrão ICP/BR, válido é um desafio para os desenvolvedores e as empresas envolvidas, pois o e-CNPJ que é o certificado digital mais comum e mais acessível, já é utilizado no dia a dia das empresas e não pode ser emitido mais de uma vez.
O certificado digital PJ-Múltiplo é o mais indicado para a NF-e, mas existem poucas AC - Autoridades Certificadoras que emitem este tipo de certificado, valendo ressaltar o certificado PJ-Múltiplo foi batizado de certificado digital para a NF-e.
A CEF emite um certificado digital padrão ICP/BR que pode ser utilizado no projeto da NF-e, contudo não faz propaganda do produto, pois o seu negócio não é a certificação digital.
A vantagem da Identidade Digital CAIXA é a capilaridade das agências do banco que atuam como AR - Autoridades de Registro e o excelente custo de emissão, quando comparado com os preços praticados por outras AC - Autoridades Certificadoras.
O certificado digital tipo A1 é muito mais versátil e rápido que o certificado digital tipo A3 para uso em aplicações de emissão de NF-e e a questão da segurança é bastante relativa, pois é muito mais fácil furtar um token ou smartcard do que furtar um certificado digital instalado no repositório de certificados digitais do equipamento.
A questão da segurança e portabilidade é fundamental nas situações em que a pessoa responsável pelo certificado digital tenha que utilizar o certificado digital em diversos equipamentos e locais. Nesta situação o smartcar ou token é muito mais seguro e portável que um certificado digital em arquivo que precisa ser instalado nestes locais ou equipamentos.
Tags: Certificado Digital X509, smartcard, token